Planetóide X

A E3 2009 está para começar!

quinta-feira, junho 25, 2009 José Guilherme Wasner Machado 0 Comentários Categoria: , , ,

Começa nessa semana, no L.A. Convention Center, a mais nova edição da E3 (Electronic Entertainment Expo), a maior e mais influente feira mundial da indústria de jogos eletrônicos. A festa foi anêmica nos anos anteriores, com a desastrada decisão dos organizadores em fazer um evento mais simples e de acesso limitado. Mas esse ano ela está de volta à exuberância dos velhos e bons tempos. Muita coisa se espera dessa E3. Por parte da Sony, os analistas prevêem finalmente um corte no preço do PS3, além do lançamento de uma nova versão do PSP, o PSP Go. Na Microsoft, aguarda-se o anúncio de uma avançada tecnologia de captura de movimentos. Já a Nintendo deve anunciar, para variar, novos títulos e versões das mesmas franquias de sempre.

Da minha parte, estou ansioso para saber informações inéditas sobre alguns títulos. Vamos ver quais são.


- Dragon Age: Origins (Bioware): o sucessor espiritual de Baldur's Gate é a maior promessa desse ano para os fãs de RPGs, e pelo que pude acompanhar até agora, não irá decepcionar. Quero fazer em breve um post detalhando mais sobre esse promissor título, que deve estar nas lojas em outubro desse ano. Do que eu vi até agora, é um sério candidato não apenas a melhor RPG de 2009, mas a melhor jogo de 2009. Ponto.

- Mass Effect 2 (Bioware): Mass Effect é uma franquia "AAA" de RPGs com temática de ficção científica espacial, nos moldes de Star Trek, Star Wars, etc. A série aborda as aventuras do Comandante Sheppard e seu time de operações especiais. Eu gostei muito do primeiro jogo, que é bem cinematográfico e possui um dinâmico sistema de combate. Porém os aspectos "RPG" não são tão profundos como eu gostaria. A segunda edição está a caminho e pouco se sabe sobre ela até agora, exceto que irá refinar muitos dos aspectos mais criticados da jogabilidade. A história levará em consideração as decisões tomadas pelos jogadores no título anterior - vamos ver como isso será implementado.

- Star Wars: The Old Republic (Bioware): Como podemos notar, a Bioware anda bem ocupada nesse ano. Para quem ainda não sabe, a produtora está se aventurando no mundo dos MMORPGs (Massive Multiplayer Online RPG), com esse título baseado no universo originalmente criado por George Lucas. Particularmente, não sou fã de MMOs de nenhuma espécie, mas esse, em especial, eu tenho acompanhado com muita atenção. Primeiro, porque é da Bioware, talvez a produtora de games que eu mais admiro. Segundo, por causa de KOTOR - "Knights of the Old Republic", um elogiadíssimo RPG single-player da desenvolvedora, com a mesma temática, no mesmo universo e no mesmo período "histórico". Pelo que a Bioware descreve, "Old Republic" será equivalente a umas CINCO edições de KOTOR reunidas (!). Melhor referência que essa, impossível. Por fim, segundo a produtora, esse será um MMORPG com grande ênfase na história, um quesito em que a maioria dos títulos do gênero fracassa. Espero que nessa E3 já sejam divulgadas informações de algum demo jogável.

-Alpha Protocol (Obsidian): é um RPG de espionagem que está sendo criado pela Obsidian, uma desenvolvedora especializada no gênero, e responsável por títulos como Neverwinter Nights 2 e KOTOR 2. Eu tenho muita simpatia pela Obsidian e essa é a primeira incursão dela em uma franquia própria, com destaque para temática, bem incomum em RPGs. Na E3 certamente teremos mais informações sobre a produção. Estou torcendo para que AP livre a Obsidian da maldição de desenvolvedora de títulos de segunda linha.

- Fallout: New Vegas (Obsidian): essa nova incursão no universo de Fallout foi delegada à Obsidian pela Bethesda, a criadora do bem sucedido Fallout 3. Não será uma expansão de F3 e nem sequência desse jogo, mas uma história totalmente nova, ambientada nas ruínas de Las Vegas ou em alguma versão pós-apocalíptica da cidade. O título usará a mesma engine de Fallout 3. Estou particularmente interessado nesse RPG, uma vez que a Obsidian é formada por integrantes do saudoso e lendário Black Isle Studios, os criadores do Fallout original, um dos melhores RPGs de todos os tempos. Bom filho à casa torna. Torço por um título que dê mais atenção à história e desenvolvimento de personagens.

- Diablo 3 (Blizzard): essa famosa franquia de RPGs de ação dispensa maiores apresentações. Já foram divulgados vários vídeos de jogabilidade, e a coisa está promissora, apesar de alguns fãs criticarem a direção de arte do jogo, que possui um visual mais colorido que os anteriores. Mas a Blizzard não dá ponto sem nó. Tenho certeza absoluta que será um jogaço, imperdível para fãs e não-fãs do gênero.

Além de tudo isso, ainda há muito mais que desejo saber. Qual o novo título em que a Bethesda está trabalhando? Será o próximo Elder Scrolls? Se for, torço para que seja single-player e não um MMO, como alguns rumores apontam. E o que é esse tal de "Brink", marca que ela registrou patente recentemente? É uma nova franquia? Também será um RPG? A Blizzard é outra que também tem informações a revelar. Rumores indicam que ela deve lançar um novo MMO, mas ninguém sabe se ele será baseado em alguma de suas tradicionais franquias ou em um universo totalmente novo - ao que parece, não será um novo World of Warcraft. Também estou curioso sobre Bioshock 2, Risen, Arcania, Deus Ex 3, um possível anúncio de The Witcher 2 e de uma versão de Fable 2 para PC, além de notícias sobre Red Dead Redemption, o faroeste da Rockstar, produtora da famosa série GTA.

Enfim, essa será uma das mais promissoras E3 dos últimos anos. Ficarei atento.

OUTROS POSTS

0 comentários

Por favor, fique à vontade para comentar, criticar ou sugerir. Mas não será permitido trolling, bullying, spam, preconceito e ataques meramente pessoais ou destrutivos.