Planetóide X

Um dia de fusões e aquisições

quinta-feira, junho 25, 2009 José Guilherme Wasner Machado 1 Comentários Categoria: , ,

[via Arstechnica] Ontem foi um dia movimentado no mundo corporativo dos games, com três importantes anúncios.

No primeiro deles, a gigantesca Eletronic Arts anunciou que irá unir duas subsidiárias suas, a Bioware e a Mythic, em uma única empresa, sob controle da Bioware. A Bioware é talvez a produtora mais bem-sucedida atualmente no gênero RPG, com títulos como Baldur's Gate, Knights of Old Republic, Mass Effect, entre vários outros. No momento ela está tocando três grandes projetos: Mass Effect 2 (considerado por muitos como o grande destaque da E3), Dragon Age (o sucessor espiritual de Baldur's Gate) e o seu primeiro MMO, Star Wars: The Old Republic, um RPG fortemente orientado para história, que também teve ótima repercussão na E3. Já a Mythic é conhecida pelos seus MMOs, como o recente (e elogiado) Warhammer Online. Com a união das duas, surge uma poderosa empresa de RPGs e MMOs. Como o controle é da Bioware, levo fé na manobra.

Mas essa não foi a única notícia importante. A ZeniMax Media, proprietária da Bethesda (de Fallout 3 e Oblivion), anunciou a aquisição da famosíssima id Software, de Doom, Quake, Wolfenstein e muitas outras franquias amadas pelos gamers. A ZeniMax jura de pé junto que não vai interferir no processo criativo da id, matando assim a galinha dos ovos de ouro. Vamos torcer para isso ser verdade, e a id não virar a nova Origin, a talentosa desenvolvedora (de Ultima, Wing Commander, etc) que foi aniquilada ao ser absorvida pela EA.

Por completar o dia de grandes novidades, foi revelado que a Microsoft fez o que já se esperava há algum tempo: a aquisição da empresa israelense 3DV que, aparentemente, está por trás de grande parte da tecnologia do Projeto Natal, a câmera de captura de movimentos (entre outras coisinhas) que foi uma das grandes sensações da E3 desse ano. Eu tenho minhas restrições aos tais sensores de movimento, mas infelizmente essa é uma tendência consolidada do mercado, atualmente dominado pelos infames "jogadores casuais".

Agora é esperar para ver no que tudo isso vai dar.

OUTROS POSTS

1 comentários

Por favor, fique à vontade para comentar, criticar ou sugerir. Mas não será permitido trolling, bullying, spam, preconceito e ataques meramente pessoais ou destrutivos.