Planetóide X

Vídeo de demonstração do TrackIR 5: Impressionante!

quinta-feira, junho 25, 2009 José Guilherme Wasner Machado 0 Comentários Categoria: ,

Olhem só que legal esse vídeo (logo abaixo) de demonstração do uso do TrackIR 5. O TrackIR 5 é um dispositivo que detecta os movimentos da cabeça do jogador. Ou seja, com a cabeça você controla a direção em que seu personagem está olhando, tornando tudo ainda mais intuitivo. O dispositivo permite, por exemplo, que você olhe em uma direção enquanto corre em outra. A vantagem sobre o mouse é que o dispositivo permite movimentos nos três eixos de uma maneira mais natural, inclusive permitindo movimentos que não seriam possíveis de outra forma. Por exemplo, aproximar um pouco a cabeça para dar um zoom. Ou dar uma espiadela pelo canto de uma parede, sem expor o corpo. Basta o jogador inclinar a cabeça, como faria em uma situação real. O principal alvo do produto, claro, são os jogos em primeira pessoa, principalmente shooters e simuladores de vôo.



O TrackIR 5 (essa já é a quinta versão do dispositivo) vem com um poderoso software de calibração, que permite ao jogador uma curva mais suave de aprendizado, começando com uma relação 1:1 (ou seja, um grau de movimento para um grau na tela), até níveis mais avançados, onde basta o jogador fazer um pequeno giro de cabeça para cobrir 180 graus. Ainda bem que é assim, caso contrário você se veria sempre obrigado a olhar para o monitor pelo canto dos olhos, o que não é nada agradável. O produto pode ser encontrado por preços que variam entre $150 a $170 (a versão com o "Trackclip", que auxilia na precisão dos movimentos). Veja aqui para maiores detalhes.

Fico imaginando isso futuramente conjugado com um "monitor-óculos". A imersão seria impressionante! Hoje já existem alguns desses "monitores-óculos", mas nenhum bom o suficiente que mereça uma recomendação, a menos que você goste de sentir dores de cabeça e ver imagens em baixa resolução. A coisa vai ficar ainda mais interessante quando uma tecnologia 3D for aplicada a tais óculos. Aí vamos realmente nos perder em tais mundos virtuais.

O vídeo utiliza, para demonstração, o jogo ArmA 2 (Armed Assault), um poderoso simulador de combate militar para PCs e consoles, desenvolvido pela Bohemia Interactive Studio. O grau de realismo é impressionante. Vale a pena dar uma conferida no vídeo.

Essa é certamente uma tecnologia candidata a virar padrão em futuros consoles. Ainda mais que, ao contrário do wiimote, não é algo que achate a jogabilidade. Jogadores sérios agradecem.

Para saber mais:

Obrigado ao Daniel pela dica!

OUTROS POSTS

0 comentários

Por favor, fique à vontade para comentar, criticar ou sugerir. Mas não será permitido trolling, bullying, spam, preconceito e ataques meramente pessoais ou destrutivos.