Planetóide X

Site Gamevicio faz plágio, sem crédito, de artigo desse blog. [ATUALIZADO]

sexta-feira, agosto 21, 2009 José Guilherme Wasner Machado 2 Comentários Categoria:


É realmente lamentável quando você constata que um grande site prefere plagiar pura e simplesmente o trabalho de outra pessoa. Vejam esse artigo aqui, que é uma cópia descarada de um antigo post meu, "Começa a briga da Segundona: Zeebo versus PS2", postado pela primeira vez no meu blog original, o Wasner#Blog, em 01/04/2009, e reproduzido aqui no Wasner Games, quando fiz a separação da parte de games. Nem se deram ao trabalho de mudar o título. Um tal de "Stanley_ipikis" (claro, sob pseudônimo), assume a "autoria" da história. O sujeito alterou a ordem de alguns parágrafos, tentou inserir alguns trechos novos (se é que não copiou também de outras pessoas), mas a incompetência e preguiça são tamanhas, que a maior parte ficou por isso mesmo.

Não me importo de ser citado, nem mesmo que copiem um artigo meu. Mas pelo menos sejam éticos e dêem o devido crédito ao autor original. Algo costumeiro aqui no Wasner Games, que é minúsculo, é amador, mas é honesto.

[UPDATE] O Gamevicio reconheceu o problema e adicionou os créditos ao artigo. Agradeço a rapidez das providências e a amabilidade do staff.

OUTROS POSTS

2 comentários

  1. Caramba! Estou chocado! Felizmente, eles reconheceram o erro e adicionaram o crédito (ainda que de forma bem discreta, ao meu ver). Enquanto isso, o plágio assumido segue com mais de 60 comentários (e o grosso do Adsense), enquanto o artigo original fica com apenas um...
    E o "mascarado" Stanley_ipikis? Levou uma chamada?
    Resta como consolo o velho ditado que diz que "a cópia é a mais sincera forma de elogio".

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apoio, Aquino! Menos mal que eles pelo menos citam a fonte agora. Dizem eles que qualquer membro logado pode postar, e que o site faz moderação regularmente. Só que, dada a quantidade de posts, não daria para verificar tudo. É algo meio comodista, mas fazer o quê? Parece ser a realidade da internet, infelizmente.

    Não sei se o plagiador será punido de alguma forma. Penso que não, apesar de eu ponderar com eles que pessoas sem ética como esse sujeito prejudicam a imagem do site, que acaba levando a culpa pelo mau-caratismo alheio.

    Fico pensando em como isso deve ocorrer com grande frequência. E como posts de blogs minúsculos como esse aqui, que mal e mal aparecem na vigésima página de uma pesquisa no Google, tem sua autoria garfada por outros maiores e mais conhecidos. É de desanimar...

    Abração!

    ResponderExcluir

Por favor, fique à vontade para comentar, criticar ou sugerir. Mas não será permitido trolling, bullying, spam, preconceito e ataques meramente pessoais ou destrutivos.