Planetóide X

HD 5850 Comanda!

segunda-feira, novembro 09, 2009 José Guilherme Wasner Machado 1 Comentários Categoria:

HD 5850: Melhor custo x benefício da sua faixa de preço. E ainda tem suporte para DX11!

O mercado de placas gráficas é tão confuso que muitas vezes é difícil achar a melhor relação custo x benefício entre as diversas opções disponíveis para uma faixa de preço. Esse quadro é agravado porque os reviews encontrados na Internet frequentemente são conflitantes entre si. Nos últimos meses, todavia, despontou uma placa que têm sido unanimidade para a faixa de preço "classe média", que vai de 260 a 280 dólares: a nova HD 5850. Apesar de estar longe das faixas mais altas de preço, ela é a segunda placa (de núcleo simples) mais performática da linha da ATI, só perdendo para sua irmã mais poderosa, a HD 5870. Mas essa é uma derrota relativa. Embora a 5850 seja em torno de 10% a 15% mais lenta do que a 5870, ela é 30% mais barata (a 5870 custa em torno de $390), o que a torna um investimento bem mais interessante.

A 5850 dá uma surra nas placas de núcleo simples da rival Nvidia, derrotando facilmente a antes toda-poderosa GTX 285, com ganhos de performance em torno de 5% a 10%. Detalhe: a GTX 285 custa em torno de 360 dólares, contra $260 da 5850. Nada mal, não? Na mesma faixa de preço da 5850 temos a GTX 275, com performance 10% a 15% inferior. A Nvidia vai ter que achatar os preços das suas placas para voltar a ser competitiva. Ainda mais quando lembramos que a HD 5850 já é compativel com DirectX 11. Embora isso não seja um fator preponderante de compra nesse momento, torna essa placa mais "à prova de futuro" do que suas rivais diretas.

Comparativo de Performance - Todas as Resoluções. (Fonte: techPowerUp)

O que salva a Nvidia é que têm sido praticamente impossível achar uma HD 5850 à venda. A placa está esgotada nos EUA, e a procura tem sido tão grande que a situação não deve normalizar tão cedo. De fato, a ATI já está sugerindo um preço superior para ela, em torno de 280 dólares. Não é bom para a ATI desperdiçar esse momento favorável com estoques baixos, pois é certo que a Nvidia não deve demorar muito para lançar sua própria fornada de placas DX11. Tenha certeza de que elas estarão à altura da competição. Se a performance for bem similar à da linha 58XX, a balança pende um pouco para o lado das GeForce, que oferecem recursos como CUDA e PhysX, inexistentes nas placas da ATI, e que devem se tornar mais importantes daqui para frente, na medida que aliviam a carga do processador central.

Para quem tem a oportunidade de ir aos EUA em breve, recomendo amplamente a compra da HD 5850, mesmo se ela estiver um pouco acima do orçamento previsto. A relação custo x benefício é imbatível, então vale apertar um pouco o cinto. Todavia, como ela anda sumida, vale pensar em alternativas, ainda que não tão boas. Para quem deseja uma placa na mesma faixa de preço, recomendo uma versão overclocked da GeForce GTX 275... é a que oferece a segunda melhor performance nessa faixa, e ligeiramente acima da HD 4890 OC, que também é uma opção interessante. Para quem não está disposto a gastar acima de $200, mas deseja uma placa com poder suficiente para rodar os jogos atuais sem problemas, com todos os recursos ligados e em FullHD, a GTX 260/216 896 Mb é uma ótima opção, com preços em torno de $180. Melhor ainda se você encontrar uma versão overclocked.

Em qualquer dos casos citados, uma fonte de 500W dá conta do recado. Uma fonte de uma BOA marca, claro. Nada de fontes genéricas ou de marcas duvidosas, se é que você valoriza o seu investimento! Nada de economizar justamente nisso. No caso específico da HD 5850, os reviews apontam um consumo total do sistema, em carga máxima, por volta de 320W. Ou seja, uma fonte de 400W, teoricamente, teria poder suficiente, mas é uma carga meio preocupante para ela. É melhor não arriscar. Invista numa boa fonte de 500W ou 600W e fique tranquilo. Você poderá reaproveitar a fonte em um futuro upgrade, ou se desejar colocar uma segunda 5850 em crossfire.

Resta saber quanto desse poder mastodôntico de processamente gráfico será usado. Como já escrevi em outros posts, o Xbox 360 e o PS3 têm atuado como âncoras tecnológicas, devido às necessidades econômicas do desenvolvimento multiplataforma. Uma das (poucas) críticas negativas ao jogo Dragon Age, um dos grandes blockbusters do ano, é justamente em relação aos seus gráficos na versão PC. Embora superiores ao das versões de console, os gráficos estão muito aquém do que poderiam ser, se usassem o poder que já está disponível em placas medianas, como a HD 4870 ou a GTX 260/216. Mesmo com essa limitação, estamos falando de um poder de processamento gráfico superior a 4 vezes o que qualquer console pode entregar. É um desperdício, mas não vejo essa situação mudando muito nos próximos dois anos. Por sorte, os modders estão cada vez mais profissionais, liberando meshes muito mais detalhados, texturas de altíssima resolução e cenários mais complexos e realistas. Esse heróis abnegados têm salvo o PC Gaming da mediocridade do menor denominador gráfico comum.

Vale dar uma olhada nos reviews listados abaixo para conhecer outras qualidades da HD 5850, além do comparativo de performance detalhado com outras placas, em diversos jogos atuais. É realmente um produto fantástico. Parabéns à ATI.

Reviews HD 5850:
Artigos Relacionados:

OUTROS POSTS

1 comentários

  1. Será que o preço compensa tanto assim?
    Encontrei a GTX260 por R$580 e a HD5850 por R$800, fico na dúvida se o preço está hiper inflacionado por causa da grande procura.

    ResponderExcluir

Por favor, fique à vontade para comentar, criticar ou sugerir. Mas não será permitido trolling, bullying, spam, preconceito e ataques meramente pessoais ou destrutivos.