Planetóide X

Games X Violência Juvenil

quarta-feira, janeiro 06, 2010 José Guilherme Wasner Machado 3 Comentários Categoria: ,

O gráfico acima (clique para ampliar) já diz muito sobre a questão "Games aumentam a violência juvenil?".

Curioso sobre o tema? Mais detalhes podem ser encontrados no excelente e interessantíssimo artigo da revista Skeptical Inquirer, intitulado "Violent Video Games: Dogma, Fear and Pseudoscience". Confira aqui, graças à cortesia do amigo Aspen, a quem agradeço pela dica. Baixe o arquivo, renomeie para .zip e descompacte. Outra opção é ler o arquivo diretamente pelo CDisplay, familiar a qualquer um que goste de quadrinhos. Vale a pena conferir! Pelo menos o nosso prezado amigo, o senador Valdir "Proíbam os Games!" Raupp, deveria se dar ao trabalho de ler. Mas ele deve estar muito atarefado, procurando webgames obscuros que "justifiquem" a sua perseguição aos nossos direitos básicos.

OUTROS POSTS

3 comentários

  1. O assunto não é tão simples assim, e a pesquisa nesse campo não é toda favorável, nem perseguição sem sentido, "caça às bruxas". Há coisas muito importantes não levadas em conta nesse gráfico, como o tipo dos video-games e quem os está jogando. Em anos mais recentes, a média dos "gamers" está na faixa de 30 anos de idade, o que reduz bastante o efeito que poderia ter quanto a "violência da juventude"; ao mesmo tempo há jogos de fantasia e de interação social, com um enredo mais elaborado, e jogos de pura briga de rua.

    http://scienceblogs.com/cognitivedaily/2005/08/critiquing_the_video_game_viol.php

    Tem mais postagens sobre esse tema nesse mesmo blog, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  2. E este pessoal lá lê alguma coisa que não seja o Manual Místico deles, Wesner?

    É irritante o fato que, se você apresentar 1000 trabalhos científicos com os mais renomados psicólogos, sociólogos e criminalistas do mundo, eles se limitarão a olhar para o outro lado com um olharzinho de desprezo e soltar um "pode até ser, mas o que importa é que no Levítico, capítulo 10..."

    ResponderExcluir
  3. Ah, faltou um eixo Z no gráfico, relacionado à violência nos games. Enquanto os games se tornam mais e mais violentos, a violência no mundo real cai. Não indico uma relação de causa e consequência, mas justamente o contrário.

    ResponderExcluir

Por favor, fique à vontade para comentar, criticar ou sugerir. Mas não será permitido trolling, bullying, spam, preconceito e ataques meramente pessoais ou destrutivos.