Planetóide X

Alterando o retrato do seu personagem em Baldur's Gate: Enhanced Edition para iPad

sexta-feira, maio 31, 2013 José Guilherme Wasner Machado 6 Comentários Categoria: , , , , , ,


Entre os diversos aprimoramentos que Baldur's Gate: Enhanced Edition deveria ter tido em relação ao jogo original está a possibilidade de alterarmos o "retrato" do nosso personagem, de forma fácil e intuitiva. Afinal, não é tão complicado assim deixar o usuário escolher uma imagem no HD, selecionar determinada área e daí realizar a troca, com o programa fazendo as conversões necessárias. Mas não. Tudo tem que ser pelo caminho mais difícil. E se a coisa é complicada na versão PC, para iPad nem se fala.

Por sorte,o processo é longo, mas perfeitamente possível de se fazer, como você poderá conferir neste pequeno tutorial. Que também serve para fazer modificações nas estatísticas e proficiências do seu personagem, diga-se de passagem. Boa sorte. Vai precisar.

(obs: faça as modificações por sua própria conta e risco. Não me responsabilizo por qualquer problema, ok?)

1) Para começar, crie seus retratos alternativos. Para o BGEE, serão três imagens, nas dimensões especificadas (em pixels) na segunda metade da figura abaixo.

As imagens deverão ser bitmaps (.BMP) com 24 bits de cor.

Para facilitar nossa vida, os nomes dos arquivos das imagens deverão ser idênticos, exceto pelo caractere final, que deve seguir uma regra: o nome da imagem maior deve terminar em "L" ("Large"), a imagem média deve terminar em "M" e a menor em "S" ("Small"). O nome completo deve ter no máximo 8 caracteres. Por exemplo: WASN001L.BMP, WASN001M.BMP e WASN001S.BMP.

2) Dentro do seu diretório \Documents (mas pode ser outro também, se desejar), crie um diretório "Baldur's Gate - Enhanced Edition", que usaremos como área de trabalho.

3) Baixe e instale o iFunBox. Ele permite navegar nos diretórios do iPad e transferir arquivos com o PC. Não é necessário jailbreak.

4) Conecte seu iPad ao PC, e abra o iFunBox. Encontre o diretório abaixo. (obs: se for necessário ampliar as imagens, basta clicar nelas)


5) Para dentro do diretório criado em (2), copie os diretórios e arquivos indicados na imagem a seguir, no painel da direita, usando o iFunbox:


Os diretórios em questão estarão debaixo de \Baldur's Gate.app.

Os diretórios "save" e "portraits" devem ser criados manualmente no PC, diretamente abaixo de \Documents\Baldur's Gate - Enhanced Edition. Todas as letras devem ser minúsculas.

O arquivo dialog.tlk se encontra dentro no diretório \Baldur's Gate.app\lang\en_US (no iPad). Copie este arquivo para o PC, debaixo de \Documents\Baldur's Gate - Enhanced Edition, de modo que tudo fique exatamente igual à figura acima, no painel direito.

Pronto, nossa área de trabalho está pronta, e pode ser usada para editar quantos savegames desejarmos.

6) Usando o iFunbox, navegue para o diretório \Baldur's Gate.app\lang\Library\save no iPad, como visto na figura a seguir.


Copie para dentro do diretório \Documents\Baldur's Gate - Enhanced Edition\save o diretório correspondente ao save que vc deseja editar. Normalmente é o de numeração mais alta e, portanto, mais recente.

7) Baixe e instale o ShadowKeeper, o lendário e mitológico editor de saves do Baldur's Gate original. Não se preocupe, não é malware. O EEKeeper, seu substituto para o BGEE, não vai funcionar com nossa área de trabalho.

8) Abra o ShadowKeeper e informe, como diretório de instalação do Baldur's Gate, a nossa pasta de trabalho Documents/Baldur's Gate - Enhanced Edition. O ShadowKeeper irá reclamar, indicando que não encontrou o executável do jogo, mas irá aceitar o nosso engodo. Bwa-ha-ha!

9) O ShadowKeeper é enjoado, e não aceita os arquivos de retrato no padrão do BGEE. Ele exige dois arquivos, um com 110x170 pixels (o "Large") e outro com 36 x 60 (o "Small").

Crie dois bitmaps (24 bit) com o mesmo nome dos retratos que vc criou anteriormente (no nosso exemplo, WASN001L.BMP e WASN001S.BMP, respectivamente). Coloque estes dois bitmaps no diretório \Documents\Baldur's Gate - Enhanced Edition\portraits.

Esses bitmaps não precisam necessariamente conter um retrato válido, pois ao final não serão usados. Podem conter inclusive imagens em branco. O que importa é que eles possuam o mesmo nome dos retratos válidos, criados em (1).

10) No ShadowKeeper, abra o save desejado, selecione seu personagem principal e clique em "Change Portrait":
 


 
11) Selecione as duas imagens, large e small, criadas em (9), e clique "Ok". 

12) Se desejar, altere outros dados do seu personagem. É muito comum os jogadores mudarem os pontos de proficiência para outras categorias, arrependidos de (más) decisões anteriores. Desde que não alterem o total dos pontos existentes, é algo "éticamente aceitável". Mas é cheat sim! ;)

13) Salve seu save (que frase esquisita!). Vá até o diretório correspondente a ele, criado pelo ShadowKeeper dentro de \Documents\Baldur's Gate - Enhanced Edition\save, e altere o nome do arquivo "baldur.gam" para "BALDUR.GAM". Se ele ficar em minúsculas, o save não será reconhecido no iPad.

 14) Usando o iFunbox, copie o novo diretório de save, criado pelo ShadowKeeper, para dentro de \Baldur's Gate.app\lang\Library\save.
 
15) Usando o iFunbox, crie um diretório "portraits" dentro de \Baldur's Gate.app\lang\Library e mova seus retratos, criados em (1), para dentro dele. Você não deve mover os retratos "fake" criados em (9) para enganar o ShadowKeeper. O importante é que a referência no save será para os nomes corretos, idênticos nas duas versões.


16) Feche tudo e abra o jogo no seu iPad. Se tudo tiver sido feito da forma correta, seu retrato terá sido alterado. Ufa!


Overhaul Games... que vergonha, hein!

OUTROS POSTS

6 comentários

  1. Cara, que trabalheira! Só porque eu falei que a imagem antiga era do meu personagem?! Estou chocado! :P

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHAHA!! :D

    WASNER, SON OF BHAAL, tem que ter exclusividade!

    ResponderExcluir
  3. BG rodando no engine do Neverwinter´s Night. Legal seria se um dia fizessem um remake dele todo em 3D, com gráficos estilo Mass Effect, e todo dublado profissionalmente. Pena que realisticamente falando, tal empreendimento soa proibitivo. O gasto com atores ferraria totalmente a produção http://neverwinter.nexusmods.com/mods/794/?

    ResponderExcluir
  4. A julgar pelo trailer, parece ter ficado legal. http://kotaku.com/holy-hell-this-guy-re-created-all-of-baldurs-gate-in-511489475

    ResponderExcluir
  5. Boa dica, Thiago! Eu tenho NWN2 e a expansão, vou fazer um teste e, quiçá, um post a respeito! Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Demorou mais de seis anos para o sujeito conseguir recriar o universo inteiro do primeiro jogo e a expansão. Será que em 20 anos ele vai conseguir fazer a continuação? Eu também tenho o NWN2 aqui pelo GOG, mas estou com receio de tentar jogar de cabeça o mod. Provavelmente tem muitos bugs iniciais ainda. O problema de um jogo como BG é que não dá só pra ver a abertura e primeira fase, mas requer uma dedicação imensa por parte do jogador. Eu fico pouco inclinado a mergulhar de cabeça, com medo de bugs atrapalharem a experiência.

    ResponderExcluir

Por favor, fique à vontade para comentar, criticar ou sugerir. Mas não será permitido trolling, bullying, spam, preconceito e ataques meramente pessoais ou destrutivos.