Planetóide X

Vem aí Icewind Dale: Enhanced Edition! [UPDATE]

segunda-feira, setembro 01, 2014 José Guilherme Wasner Machado 0 Comentários Categoria: , , , ,


Para aqueles que, assim como eu, são fãs dos clássicos RPGs "Infinity Engine", uma boa notícia: a Beamdog está terminando de desenvolver uma versão "Enhanced" de Icewind Dale, a exemplo do que já havia feito com a série Baldur's Gate. O lançamento deve ocorrer dentro um ou dois meses para PC, e deverá custar 20 dólares. Já é possível comprá-lo em pré-venda, inclusive.

Infelizmente, a versão para iPad deve demorar mais tempo para ser lançada. Quanto tempo mais, ainda não sabemos. É uma pena. Para mim, o principal apelo das versões "Enhanced" é justamente a oportunidade de executá-las em tablets, com todas as vantagens de portabilidade e conforto que estes oferecem. Sem falar que os gráficos, já bem datados, ficam novamente lindos e bem definidos nas telinhas menores desses dispositivos, apesar da resolução ser até maior do que num PC comum.

Se as versões "Enhanced" deixam muito a desejar como "atualização" ou "upgrade", como "port" elas tem se saído muito melhor, e nisso é preciso aplaudir os esforços da Beamdog. O meu velho sonho de poder rodar todos os jogos da Infinity Engine em uma plataforma móvel e touchscreen parece muito próximo agora de se concretizar. Espero que o sucesso comercial dessas versões tablet leve outras desenvolvedoras a fazerem o mesmo com jogos similares do seu catálogo. Fallout 1 e 2, Arcanum, Ultima VII... a lista é grande.

Mesmo não sendo o upgrade que todos gostaríamos, essa nova versão Icewind Dale não é totalmente desprovida de novidades. Vejamos o que a Beamdog colocará no pacote (fonte):
  • Seis quests expandidas com material suprimido da versão original.
  • 60 novos itens.
  • As expansões Heart of Winter e Trials of the Luremaster.
  • 31 novas classes e kits, todos importados de Baldur's Gate II: Enhanced Edition.
  • Half-orc como nova raça jogável.
  • 122 feitiços novos, importados de Baldur's Gate: Enhanced Edition.
  • Multiplayer mesmo entre jogadores de diferentes plataformas.
  • Um novo nível de dificuldade "Story Mode", para aqueles que desejam apenas acompanhar a história do jogo e não se estressar com combates. É um recurso que teria muito mais sentido em BGEE e BG2EE - o forte de Icewind Dale não é a história.
  • Vários upgrades na interface, inclusive o recurso de zoom já visto em BGEE e BG2EE.
  • A versão para PC - se adquirida diretamente da Beamdog - virá sem qualquer tipo de DRM, exigindo apenas uma ativação inicial.
São novidades interessantes, mas eu acrescentaria também as seguintes, que seriam muito fáceis de serem implementadas, bastando apenas um pouco de boa vontade e imaginação:
  • Criar e importar com facilidade novos retratos de personagem.
  • Fazer backup de savegames na nuvem.
  • Exportar/importar savegames entre diferentes plataformas e dispositivos.
  • Importar a equipe criada/montada em BGEE e BG2EE, criando, deste modo, uma espécie de "crossover" entre as duas séries. Claro, seria necessário voltar todos os personagens para o nível um e também zerar suas proficiências, mas, tirando isso, seria possível manter todas as demais características: retratos, background, raça, stats (força, inteligência, carisma, etc), alinhamento, vozes, gritos de guerra/saudação, etc, etc, etc. Pense como interessante seria poder usar novamente o seu velho personagem de guerra, e viver novas aventuras ao lado de Minsc, Jaheira, Viconia e Imoen. Ou mesmo Sarevok.
  • Aliás, entre as equipes já prontas "de fábrica" - aquelas que o usuário pode optar ao iniciar Icewind Dale, em vez de construir sua própria - não seria nada ruim ter uma nova, com seis dos personagens mais populares da série Baldur's Gate. Sim, é possível recriar esses personagens por meio de trainers, mas é um trabalho chato e demorado.
  • Se o jogador importasse um savegame oriundo de Baldur's Gate, alguns itens presentes no inventário dos personagens seriam descobertos mais tarde, ao longo do jogo. Não seria nada mal abrir uma arca e dar de cara com o velho Elmo de Balduran ou a tagarela Lilarcor. Por sinal, não duvido que os tais "60 novos itens" também sejam oriundos de Baldur's Gate, como já ocorre com os novos feitiços e classes.
Eu também adoraria a possibilidade de comprar um mero "direito ao jogo" e daí poder jogá-lo em qualquer plataforma em que ele viesse a ser lançado. Mas entendo que isso envolveria problemas insolúveis devido às restrições comerciais impostas pelas donas das plataformas fechadas, como é o caso da Google e da Apple.

[UPDATE] Icewind dale: Enhanced Edition já está disponível na AppStore brasileira.

Fiquem agora com um trailer de jogabilidade da nova versão:



E, por fim, os screenshots disponibilizados pela Beamdog (clique para ampliar):










Quando tiver mais novidades, atualizarei aqui neste mesmo post.

Veja Também:

OUTROS POSTS

0 comentários

Por favor, fique à vontade para comentar, criticar ou sugerir. Mas não será permitido trolling, bullying, spam, preconceito e ataques meramente pessoais ou destrutivos.