Para aqueles que, assim como eu, são fãs dos clássicos RPGs "Infinity Engine", uma boa notícia: a Beamdog está terminando de desenvolver uma versão "Enhanced" de Icewind Dale, a exemplo do que já havia feito com a série Baldur's Gate. O lançamento deve ocorrer dentro um ou dois meses para PC, e deverá custar 20 dólares. Já é possível comprá-lo em pré-venda, inclusive.
Infelizmente, a versão para iPad deve demorar mais tempo para ser lançada. Quanto tempo mais, ainda não sabemos. É uma pena. Para mim, o principal apelo das versões "Enhanced" é justamente a oportunidade de executá-las em tablets, com todas as vantagens de portabilidade e conforto que estes oferecem. Sem falar que os gráficos, já bem datados, ficam novamente lindos e bem definidos nas telinhas menores desses dispositivos, apesar da resolução ser até maior do que num PC comum.
Se as versões "Enhanced" deixam muito a desejar como "atualização" ou "upgrade", como "port" elas tem se saído muito melhor, e nisso é preciso aplaudir os esforços da Beamdog. O meu velho sonho de poder rodar todos os jogos da Infinity Engine em uma plataforma móvel e touchscreen parece muito próximo agora de se concretizar. Espero que o sucesso comercial dessas versões tablet leve outras desenvolvedoras a fazerem o mesmo com jogos similares do seu catálogo. Fallout 1 e 2, Arcanum, Ultima VII... a lista é grande.
Mesmo não sendo o upgrade que todos gostaríamos, essa nova versão Icewind Dale não é totalmente desprovida de novidades. Vejamos o que a Beamdog colocará no pacote (fonte):
- Seis quests expandidas com material suprimido da versão original.
- 60 novos itens.
- As expansões Heart of Winter e Trials of the Luremaster.
- 31 novas classes e kits, todos importados de Baldur's Gate II: Enhanced Edition.
- Half-orc como nova raça jogável.
- 122 feitiços novos, importados de Baldur's Gate: Enhanced Edition.
- Multiplayer mesmo entre jogadores de diferentes plataformas.
- Um novo nível de dificuldade "Story Mode", para aqueles que desejam apenas acompanhar a história do jogo e não se estressar com combates. É um recurso que teria muito mais sentido em BGEE e BG2EE - o forte de Icewind Dale não é a história.
- Vários upgrades na interface, inclusive o recurso de zoom já visto em BGEE e BG2EE.
- A versão para PC - se adquirida diretamente da Beamdog - virá sem qualquer tipo de DRM, exigindo apenas uma ativação inicial.
- Criar e importar com facilidade novos retratos de personagem.
- Fazer backup de savegames na nuvem.
- Exportar/importar savegames entre diferentes plataformas e dispositivos.
- Importar a equipe criada/montada em BGEE e BG2EE, criando, deste modo, uma espécie de "crossover" entre as duas séries. Claro, seria necessário voltar todos os personagens para o nível um e também zerar suas proficiências, mas, tirando isso, seria possível manter todas as demais características: retratos, background, raça, stats (força, inteligência, carisma, etc), alinhamento, vozes, gritos de guerra/saudação, etc, etc, etc. Pense como interessante seria poder usar novamente o seu velho personagem de guerra, e viver novas aventuras ao lado de Minsc, Jaheira, Viconia e Imoen. Ou mesmo Sarevok.
- Aliás, entre as equipes já prontas "de fábrica" - aquelas que o usuário pode optar ao iniciar Icewind Dale, em vez de construir sua própria - não seria nada ruim ter uma nova, com seis dos personagens mais populares da série Baldur's Gate. Sim, é possível recriar esses personagens por meio de trainers, mas é um trabalho chato e demorado.
- Se o jogador importasse um savegame oriundo de Baldur's Gate, alguns itens presentes no inventário dos personagens seriam descobertos mais tarde, ao longo do jogo. Não seria nada mal abrir uma arca e dar de cara com o velho Elmo de Balduran ou a tagarela Lilarcor. Por sinal, não duvido que os tais "60 novos itens" também sejam oriundos de Baldur's Gate, como já ocorre com os novos feitiços e classes.
[UPDATE] Icewind dale: Enhanced Edition já está disponível na AppStore brasileira.
Fiquem agora com um trailer de jogabilidade da nova versão:
E, por fim, os screenshots disponibilizados pela Beamdog (clique para ampliar):
Quando tiver mais novidades, atualizarei aqui neste mesmo post.
Veja Também:
- Baldur's Gate: Enhanced Edition para Ipad - Uma Análise - Parte 1 | Parte 2 | Parte 3
- Tablets e RPGs "Old School": Goiabada com Queijo
- Arstechnica: Tablet PC para RPGs antigos
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Por favor, fique à vontade para comentar, criticar ou sugerir. Mas não será permitido trolling, bullying, spam, preconceito e ataques meramente pessoais ou destrutivos.