Planetóide X

Mods para amenizar as chaturas de Mass Effect: Andromeda

domingo, agosto 26, 2018 José Guilherme Wasner Machado 0 Comentários Categoria: , ,


Talvez por não esperar grande coisa, me surpreendi positivamente com Mass Effect: Andromeda. Sou obrigado a admitir que me diverti bastante jogando esse título. Se por um lado a história e os personagens não são dos mais inspiradores ou cativantes, do outro temos um sistema de combate bastante dinâmico e interessante.

Ocorre, todavia, que MEA, ainda que de forma amenizada, herda de Dragon Age: Inquisition alguns dos pontos mais chatos e, sejamos francos, irritantes daquele jogo (para saber quais são, veja o post Dragon Age: Inquisition - A Vingança da Bioware?). Como, por exemplo, as inúmeras missões de encheção de linguiça, distribuídas de forma sacana por um cenário que faz de tudo para te atrapalhar. O objetivo aqui não é trazer um desafio ao jogador, mas inflar artificialmente o tempo de jogo, fazendo parecer que este tem mais conteúdo do que realmente possui. E não fica só nisso. Oh, não. Não mesmo.

Mas se você é um afortunado jogador de PC, terá a oportunidade de remover ou contornar vários desses aborrecimentos com o uso de modificações (ou MODs, para simplificar), e assim aproveitar o que MEA tem de melhor a oferecer. Portanto, indico a seguir alguns dos MODs que empreguei e que amenizaram consideravelmente os problemas do jogo. Talvez nem todos sejam do seu interesse, já que a percepção do que seja um ''problema" varia de pessoa para pessoa. Mas essa é a graça dos MODs: fazer com que um título fique com "a sua cara", com o seu estilo de jogo.


Um alerta: alguns destes mods podem tornar a experiência mais fácil, por isso recomendo subir o nível de dificuldade para "hard", se estiver achando que o desafio está baixo.

Frosty Tool Suite for MEA

Para início de conversa, siga para a página de Mods de MEA do Nexus. Logo no início da lista aparece a Frosty Tool Suite for MEA (alternativamente, siga direto para o gitlab do projeto). Ela é a ferramenta que usaremos para instalar os mods no jogo. E a boa notícia é que o processo todo é ridiculamente fácil. Há um tutorial neste endereço aqui, que deve ser lido antes. Não se preocupe, para quem vai simplesmente usar mods, é tudo bem simples. Baixe o arquivo da ferramenta, descompacte, abra o aplicativo, faça as configurações iniciais como indicado no tutorial, e vamos começar a nos divertir.


Shut up SAM

Um das coisas mais irritantes em MEA são as constantes intervenções de SAM que, em 90% da vezes são completamente irrelevantes. Sim, SAM, eu sei que a temperatura agora é segura. Sim, SAM, eu sei que agora a temperatura não é mais segura. Sim, SAM, eu sei que a temperatura é segura novamente. Cala a maldita boca, SAM! Shut up SAM faz o enorme obséquio de desligar essa aporrinhação interminável. Mas não se preocupe: os alertas e diálogos relevantes com SAM permanecerão intocados.

MEA Fixpack

Resolve uma série de pequenos problemas deixados em aberto pelos desenvolvedores. A lista completa está na página do mod.

Hyper Mobility

Uma das coisas que eu mais odeio em MEA são as missões de coleta, como aquelas para recuperar fragmentos de memória. A Bioware as situa sempre no topo de montanhas ou em outras regiões de dificílimo acesso. É muito comum você ter que dar a maior volta com seu veículo para conseguir achar um caminho que te leve até o topo do terreno, para finalmente alcançar o objetivo. É frustrante estar literalmente ao lado do quest mark e saber que irá perder um tempo imenso dando voltas e mais voltas pelo cenário até achar um caminho até ali. Também irritam os "desafios de pulos" do jogo, que exigem pulos precisos para atravessar certos obstáculos. E há também os cenários gigantescos, que obrigam o jogador a correr longas distâncias para chegar ao ponto desejado. Hyper Mobility ameniza muitos desses problemas. Ele aumenta a velocidade da corrida, e também a altura e a distância que seu "jato de pulo" pode alcançar. Com isso, fica mais fácil escalar certas encostas ou ultrapassar obstáculos irritantes. Esses pulos gigantes, todavia, devem ser usados com cautela em ambientes fechados. Não é raro que um pulo que atinja uma altura não prevista pelos desenvolvedores e faça com que o jogador escorregue para fora do cenário. Um salto longo demais também pode fazer com que o jogador inadvertidamente não ative certos gatilhos de alguma missão, obrigando-o a retroceder pelo cenário para fazê-lo. Um salto alto demais pode também fazer com que o script conclua que você saiu da área da missão, resetando todos os inimigos já mortos, o que o obrigará a eliminar todos novamente. Mas usado com cuidado (o jogador não é obrigado a pular sempre na altura mais alta), é diversão garantida.

Better Squad

Uma das coisas ruins de MEA é que praticamente não dá para controlar seus companheiros de equipe em combate. E, para piorar, eles são muito fracos, mesmo nos níveis de poder mais alto. Minha impressão durante o jogo é que eles eram pouco mais do que bucha de canhão para atrair o fogo inimigo. Better Squad ameniza essa sensação, aumentando o poder dos seus aliados. Não achei que o mod chega a desbalancear o jogo. Seu personagem continuará sendo responsável por 90% do resultado de um combate. Mas pelo menos agora seus companheiros não serão mais completos inúteis.

Materials for Sale

Você detesta ficar procurando minerais pelo cenário? Está com dinheiro sobrando, mas os vendedores não possuem o mineral que você necessita, ou possuem em quantidade muito pequena? Materials for Sale resolve esse problema, disponibilizando minerais à venda em grandes quantidades. Todavia, não recomendo usar a versão que faz com que eles sejam gratuitos, pois irá desbalancear fortemente o jogo.


More Skill Points Per Level

Eu odeio fazer missões de grind e de encheção de linguiça, que te fazem percorrer um extremo ao outro do cenário para recolher/analisar/coletar um total de N coisas de um determinado gênero. Mas, ao mesmo tempo, essas missões irritantes e desprovidas de imaginação são necessárias para ganhar pontos de experiência, que por sua vez resultarão em preciosos pontos de habilidade quando o seu personagem subir de nível. Abrir mão dessas missões chatíssimas de uma forma muito radical pode resultar em um personagem subdimensionado para as missões finais da aventura. Uma forma possível de contornar o problema é usar o mod More Skill Points Per Level. Como o nome diz, ele fornece mais pontos de habilidade por nível, então não é preciso fazer tantas missões de recolhimento de quinquilharias para obter um personagem viável ao final. Se você desejar fazer uso de tal recurso, recomendo todavia se limitar à versão mais light do mod (versão A), para não arriscar desbalancear o jogo.

Um tapa no visual

Se você acha a Sara Ryder padrão esquisita, mas não tem habilidade ou paciência para construir você mesmo uma mais atraente, uma opção é usar este ótimo preset. É preciso todavia logar no Mass Effect Archives para poder baixar o preset no jogo. Vale ainda instalar essa boa textura de alta resolução para os olhos. Eu também achei ótimo remover os fones de ouvido do traje atlético de Sara. O Nexus abriga também vários outros presets e diferentes texturas de corpo e rosto, então vale dar uma boa pesquisada se você é um jogador superficial e fútil como eu.

Até a próxima!

OUTROS POSTS

0 comentários

Por favor, fique à vontade para comentar, criticar ou sugerir. Mas não será permitido trolling, bullying, spam, preconceito e ataques meramente pessoais ou destrutivos.