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O PC Gaming vai muito bem, obrigado! |
Com base nesses dois artigos, creio que podemos fazer algumas projeções sobre o estado atual do PC Gaming. Para tanto, usarei dados estatísticos fornecidos pelo Steam, a plataforma mais popular de distribuição digital de jogos. Considerando que hoje esse serviço conta com mais de 30 milhões de usuários, penso que podemos considerá-lo como uma amostragem representativa do mercado de PC Gaming como um todo. Para simplificação, considerarei o número total de clientes do Steam como sendo de usuários de alguma versão do Windows. Já que os usuários MacOS totalizam apenas 5%, não irão alterar significativamente as amostragens/proporções utilizadas abaixo. Todavia, é importante que o leitor tenha em mente que os números obtidos a seguir serão uma aproximação bem grosseira. Uma grande margem de erro fica, dessa maneira, subentendida. Vamos lá?
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87% - 25 milhões
100% - ? = ~29 milhões
Ou seja, temos aproximadamente 29 milhões de placas DX11 vendidas até o momento, se somarmos as placas ATI com as de sua concorrente, a NVIDIA. Para efeitos de comparação, o XBox 360 vendeu até agora 42 milhões de unidades, seguido pelo PS3, que vendeu 38 milhões. Ou seja, o desempenho do mercado DX11, por si só, já é digno de nota.
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12% - 29 milhões -
85% (12% + 73%) - ? = ~ 205 milhões.
Chegamos então ao número aproximado de usuários de PC que possuem máquinas capazes de rodar jogos modernos, com qualidade ao menos aceitável: 205 milhões. Mesmo com uma margem de erro generosa, isso é quase três vezes a base instalada combinada dos dois consoles next-gen. Ainda que somemos a esse número a base instalada de Wiis (71 milhões), o que resultaria em um total de pouco mais de 150 milhões de consoles, ainda assim os Gaming PCs estariam com larga dianteira. Mesmo o console mais vendido em todos os tempos, o PS2, com 145 milhões de unidades vendidas, só consegue atingir 3/4 do montante aqui presumido de Gaming PCs DX10/DX11.
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É importante, todavia, verificar se os números acima não estão "contaminados" por PCs desktop comuns, sem maior capacidade para executar games modernos. No caso dos números do Steam, podemos ter razoável segurança de que a esmagadora maioria refere-se a gaming PCs, já que o mote do site é justamente a venda de games. Ainda assim, um número razoável dos títulos vendidos pelo site é de jogos com exigências modestas de hardware, o que pode introduzir uma margem de erro nos cálculos acima. Minha opinião, entretanto, é de que a grande maioria de clientes do Steam é composta por gamers entusiastas, e não casuais. No caso dos números da ATI, eles poderiam estar inflados com soluções on board DX11. E, como sabemos, dificilmente um PC com solução on board é uma plataforma viável para games mais avançados. Todavia, em uma rápida pesquisa no site da ATI, não encontrei nenhuma solução DX11 on board (apenas DX10). Sendo assim, podemos presumir que os números divulgados referem-se a placas de vídeo individuais. Ainda que, entre elas, existam soluções mais econômicas, todas conseguem executar jogos mais modernos, mesmo que para algumas seja necessário optar por uma resolução menor ou desligar alguns dos recursos gráficos mais avançados de determinados títulos.
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O futuro me parece brilhante.
Veja Também:
Algumas postagens clássicas deste blog, como esta aí acima mesma, bem como a do comparativo entre placas de vídeo e consoles da geração passada, além do custo real do PC Gaming bem que mereciam terem novas versões reescritas diante do panorama atual. Por mais bem escritos que tenham sido em suas respectivas épocas o fato é que eles não são mais refletem a realidade passados uns cinco anos. Não digo apagar ou reescrever as postagens antigas, pois possuem uma certa relevância histórica, mas reeditar em novas postagens versões "para os tempos modernos". Eu sei que dá trabalho comparar preços e também a performance dos hardwares, mas estas matérias foram incrivelmente úteis durante a geração passada e poderiam a vir a ser de imensa serventia atualmente se refletissem o panorama atual. Fica a sugestão, junto com meus votos de feliz 2016. Abraços.
ResponderExcluirÉ uma excelente sugestão, Thiago. Eu também venho pensando nisto há um certo tempo. Está nos meus planos, com certeza.
ResponderExcluirUm ótimo 2016 para você também!